Todo mundo já assistiu ou presenciou uma birra infantil, seja do próprio filho ou de qualquer outra criança. Gritos e choros são a marca registrada desse momento, que não tem hora e nem lugar exato para acontecer.
Veja também: + Saiba como conseguir bolsas de estudos de até 80% para seu filho(a)
Na cabeça dos adultos, a birra infantil é claramente um comportamento desagradável que não deve ser feito. Mas e para as crianças? O que a birra significa para elas? Entenda um pouco mais a respeito dessa manifestação infantil!
O que é birra?
Diferente dos adultos, em razão da idade e nível de desenvolvimento cognitivo, as crianças não entendem muito bem o que sentem e consequentemente não conseguem expressar de maneira calma e coesa o que está se passando dentro delas.
Portanto, a birra infantil é uma manifestação de estado emocional. Pode ser uma expressão de raiva, tristeza, desespero, injustiça ou algum outro sentimento desconfortável que toma conta da criança naquele momento.
Até qual idade é normal uma criança fazer birra?
A birra infantil inicia-se logo no começo, por volta dos 2 e 3 anos de idade e é normal que estenda-se até próximo dos 7 anos, quando começa a segunda infância.
Entretanto, vale ressaltar que essa manifestação está mais ligada ao desenvolvimento da criança do que com a idade. Outros fatores como o relacionamento com os pais e a forma de educação também influenciam para que o comportamento ocorra.
Leia também: + Castigo: será que funciona?
12 dicas de como lidar com a birra
1) Empatia
Seja empático e saiba reconhecer que durante a birra a criança está passando por um momento difícil, em que algo a deixou desconfortável.
2) Acolhimento
Não tenha vergonha de acolher a birra de seu filho, oferecendo conversa ou um abraço. Isso não demonstra submissão à criança, mas sim maturidade para compreendê-la.
3) Diálogo
Estimule a criança a falar tudo que sente e exponha a ela tudo que você também sente quando ela se comporta de maneira birrenta.
4) Conheça os gatilhos de seu filho
Comece a analisar em quais situações sua criança faz birra, tentando evitá-las ou até mesmo prevenindo-se para que o comportamento seja amenizado no momento em que ocorrer.
5) Estabeleça limites e combinados
É importante estabelecer limites e combinados com a criança, para que desde cedo ela entenda que nem sempre vai ter ou conseguir tudo o que quer.
6) Desvie a atenção da criança
Em momentos de birra infantil em que o diálogo e acolhimento não funcionarem, busque desviar a atenção da criança para algo que a interesse (um brinquedo, por exemplo).
7) Valorize os comportamentos maduros
Elogie e incentive os momentos em que a criança demonstrar calma e coesão diante de alguma situação que a frustrou.
8) Não se importe com quem está olhando
Não se preocupe com o que as outras pessoas vão pensar do comportamento de sua criança, a birra é um fator natural no desenvolvimento dos pequenos.
9) Resolva o conflito sem violência
Não importa se a solução será um abraço, um diálogo ou uma distração, o importante é que o conflito seja resolvido sem nenhum tipo de violência física ou psicológica.
10) Saiba que as birras são diferentes de criança para criança
Entenda que cada criança manifesta a birra de uma maneira diferente e que nem sempre o que funciona para acalmar uma será eficaz para lidar com a outra.
11) Tenha resiliência
É natural que diante de uma birra os cuidadores sintam-se frustrados por não saberem como agir, mas é importante praticar a resiliência e aprender com erros, para que nas próximas vezes a situação se torne mais fácil de resolver.
12) Saiba pedir desculpas
Em casos de birra infantil em que você perder o controle, saiba pedir desculpas para a sua criança, assim ela aprenderá a lhe pedir desculpa quando errar também.